06 noviembre 2012

O Porto e Fátima



A viagem pro Porto foi comprada de olhos fechados e alma muito aberta. O meu objetivo era Fátima e para chegar lá, tinha que passar por essa cidade portuguesa e gostei muito!

Pessoas amáveis (e desculpe se vou ferir alguém mas, muito mais amáveis do que em Lisboa). Essa foi a minha primeira impressão. A partir daí...deleite.

Cheguei as 0h de quinta-feira (bom, sexta) e Pedro, um amigo de Vanessa me pegou no hotel para tomar panaché (em espanhol, una clara) e comer tremoços. Voltei pro hotel em seguida para tentar dormir bem e no dia seguinte...Fátima!

Estava ansiosa, levava uns dias sem dormir quase nada e comer (o que é comer?!?) e portanto, praticamente não dormi. Muita maquiagem no rosto e vamos lá, as 9h da manhã, enfrentar 2h de ônibus - isso sim, confortável e com televisão - para chegar a Fátima. E chegando lá, ah..na verdade verdadeira não quero explicar o que foi. A sensação que senti e tudo o que eu tenho guardado na memória, basta. Passeando pela cidadezinha, resolvi comprar uma mala de mão. Sim, não consegui voltar só com a malinha que eu tinha ido. E então, 2h de volta, em ônibus para O Porto. Cheguei destruida de cansada e fui jantar um maravilhoso prato de carapaus (é tipo uma sardinha mas, para mim, muito melhor do que sardinha) com arroz e feijão e depois um arroz de pato, acompanhado de vinho, claro. Tudo isso em um típico restaurante português, onde seguramente o dono - que era muito simpático - deveria se chamar Manuel :)

O sábado, foi dedicado ao Porto. Peguei o ônibus turístico e a fiz a ruta histórica da cidade. Nossa...outra vez, me sinto em casa. Os portugueses se empenharam mesmo em fazer uma cópia fiel da terra deles no nosso Brasil. Depois de ter visto tuuuuudo, uma pausa no Café Majestic. É muito bonito, vale muito a pena e claro, eu tomei um suco de laranja.

O dia estava assim, cinza...eu, colorida, mas, o pensamento ia e vinha no imenso vai e vem.

Suco de laranja tomado, hora de voltar para as Caves, bom, claro e o rio Douro, a Ribeira, a ponte Pênsil - que é impressionante de bonita.Ah! Antes das caves, passei na Taberninha do Manel. Aqui merece uma pausa. Chego, e a garçonete, muito simpática, engraçada e vidente me diz: "Quantos vocês são?" E eu: Só eu. Só você? Sozinha, sem ninguém? Sim, só eu e por favor, uma taça de vinho verde. Ok, e não precisa me dizer o que você vai comer, eu vou trazer pra você. E chegou na minha mesa um delicioso pratinho de bolinho de bacalhau e risole de camarão. :)
Do vinho verde...pro vinho branco e passando pelo autêntico vinho do Porto! Eu visitei a Calém. Adorei, recomendo e vale muito a pena. Saindo de lá...a pessoa (eu xD) estava feliz, contente e radiante. Umas fotos na beira do rio e hora de voltar para o centro da cidade. Passei pela Livraria Lello e Irmão, famosa pela arquitetura e também cenário de um dos filmes de Harry Potter e gostei muito, pena que não pode tirar foto dentro. Saindo de lá...tcham tcham tcham...brigadeiro + empada de frango + enroladinho!!! Ai, que feliz! E para tirar tudo isso do corpo, andar pela Estação de São Bento ( eu gostei tanto dessa estação, dos azulejos, de como está montada que eu acho que foi o que eu mais gostei do Porto. Depois do vinho, clar) e subir a Avenida dos Aliados.  Ou seja, quando eu já estava controlando a cidade, hora de voltar pro hotel e esperar o avião cedinho, no domingo de manhã.

O dia continuava cinza, eu mais colorida e nesse momento, meu olho estava bem aberto, assim como a alma, o coração e todos os chácras. Sabe quando era "disso o que você precisava?"
E a foto do post, é o meu estado de espírito.

Curiosidades (para mim) do Porto:

1) Eu era chamada sempre de menina. Tipo, "um café com leite para a menina".
2) Não sei qual sentimento despertava nas pessoas, quando eu respondia que estava sozinha. Mas, era engraçado a cara delas sempre que ouviam a minha resposta.
3) Sempre me sentia na obrigação de ter moedas para pagar as coisas. Se algo valia 4,10€ e eu não tivesse os 0,10 me olhavam feio.
4) A novela das 20h no Brasil, lá é novela das 23h!
5) Sempre eles preferem vender em dinheiro. Quase em nenhum lugar aceitaram meu cartão.
6) Fiquei no Hotel Malaposta. Muito correto, bom serviço, localização perfeita, pequeno almoço delícia e etc. Mas...as tomadas no quarto estavam escondidas! Tive que refazer a decoração para encontrar uma e carregar o celular. Reservo piadinhas. kkk

Ah! Quase me esqueço! A música da viagem foi: Rosa Vermelha

Adorei o Porto. Recomendo muito.Tem fotos lá no meu álbum do facebook.

E começar a segunda-feira renovada e ouvindo Vivaldi foi ainda mais radiante.

2 comentarios:

  1. Vaya amiga que se va de viaje y no me lleva :-P
    En serio, ¿no sereis los brasileños los que copiais a los portugueses y no al revés?

    ResponderEliminar
  2. jajaj que dices! pues en este punto de la historia, seguro que no. Actualmente, ya tengo mis dudas. xDD

    ResponderEliminar